Como organizar festas julinas em condominios Como organizar festas julinas em condomínios.jpg

Com a correria que muitas vezes atropela o mês de junho, final de semestre para estudantes e professores e gastos extras com o dia dos namorados, muita gente só se dá conta que ainda não organizou sua festa junina quando o mês já acabou! Se esse é o caso do seu condomínio, pode ficar tranquilo: em muitas regiões do Brasil, assim como a maioria nas quermesses de igrejas, as festas juninas acabam por se estender até o mês de julho, quando se tornam, então, as festas julinas!

Organizar uma festa julina no seu condomínio pode ser uma tarefa de produção fácil e tranquila. Confira as dicas que separamos e boa festa!

1. Escolha o melhor espaço e cheque sua disponibilidade

Nos condomínios, uma festa julina pode ser organizada no salão de festa, na quadra poliesportiva, ao redor da piscina, ou mesmo em uma confortável área verde. É muito importante, no entanto, que o síndico verifique a disponibilidade do espaço para não prejudicar um evento de algum condômino que já tenha reservando-o anteriormente. Outro ponto essencial é verificar que a festa julina foi votada em assembleia.

2. Festa julina precisa de boa música!

A trilha sonora pode ser organiza de duas formas: com a contratação de uma pequena banda de forró ou com uma seleção de músicas típicas e de quadrilha. Caso nenhum condômino toque em uma banda de forró, é possível contratar um trio para a festa julina do condomínio. Uma forma de fazer isso é pedindo contribuições voluntárias dos moradores com uma caixinha na portaria, sem estipular nenhum valor mínimo. Se essa não for uma opção viável, é possível reunir CDs e pen drives com músicas especiais, ou conectar um computador a um playlist online.

Não se esqueça de que a festa do condomínio também precisa respeitar a lei do silêncio, e encerra quaisquer atividades que façam barulho às 22h.

3. Fogueira

Uma fogueira pode ser uma opção. No entanto, antes de programa-la, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros da sua cidade e pedir orientações de como fazê-lo, quais as medidas de seguranças e quais os equipamentos de combate ao fogo que precisam estar disponíveis.

4. Comidas e bebidas típicas

A melhor forma de organizar a alimentação dos convidados é pedir que cada participante traga um prato de salgado ou doce típicos e uma bebida (quentão, vinho quente, cerveja, refrigerante, sucos, etc) para a festa julina.

5. Brincadeiras para as crianças

Uma forma divertida de entreter as crianças durante a festa julina é montar uma ou duas barracas de brincadeiras. As gincanas mais fáceis de serem montadas são a pescaria e o tiro ao alvo (com latas vazias e bolinhas de meia ou com um chute ao gol na quadra). Quem quiser participar deve trazer uma prenda. Cada prenda é trocada por alguns tickets ou fichas que dão direito às brincadeiras.

6. Cuide da limpeza e da segurança

Para que o ambiente permaneça limpo, é importante espalhar latas de lixo recicláveis e não recicláveis por todo o ambiente da festa julina e também na hora externa. É importante também que alguém se responsabilize por trocar os sacos de lixo cheios, checar as mesas de comida e limpar pratos vazios, além de recolher copos plásticos vazios abandonados.

O seu condomínio vai realizar alguma festa julina? Você lembra de mais algumas dicas para deixar a festa bem bacana? Então escreva nos comentários, enriqueça o post para que outros condôminos possam aproveitar também 🙂